Perguntas frequentes

Trein@ BNDES on-line

Para quem é indicado o Trein@ BNDES on-line?

R: O Trein@ BNDES on-line é particularmente indicado para funcionários de instituições financeiras credenciadas que realizam operações de repasse dos recursos do BNDES. Contudo, está disponível também para todos os públicos interessados em obter informações sobre produtos, critérios, condições e procedimentos operacionais relacionados aos financiamentos do BNDES.

Sou empresário e tenho interesse apenas em informações para obter financiamento. Devo fazer o Trein@ BNDES on-line?

R: O Trein@ BNDES on-line é uma ferramenta para informar a todos os que queiram conhecer as linhas de financiamento indireto automático do BNDES e faz parte do nosso compromisso com a transparência e a acessibilidade de informações. No entanto, ele não é um canal de atendimento ou de propostas de financiamentos, e contém algumas informações de procedimentos operacionais que são de interesse exclusivo para funcionários de instituições financeiras credenciadas ao BNDES.

Essa missão não se confunde com a atuação dos Postos de Informações do BNDES, onde funcionários treinados pelo Banco poderão fornecer informações; do Fale Conosco, no portal do BNDES; ou da Central de Atendimento, no telefone 0800-7026337. Informações sobre condições de financiamentos também poderão ser obtidas no portal www.bndes.gov.br.

Sou estudante e gostaria de incluir o Trein@ on-line como atividade extracurricular. Receberei certificado ao terminar os módulos?

R: Não há emissão de certificado para esse fim. Para incluir o Trein@ BNDES on-line como atividade complementar do seu curso, com a anuência do seu professor, sugerimos que imprima tanto a página com indicação dos módulos que cursou como a página inicial em que são descritas as informações fundamentais: objetivo, conteúdo programático e carga horária.

Inscrição

Fiz a inscrição, mas não recebi meu login e minha senha. O que devo fazer?

R: O prazo para liberação da inscrição é de até dois dias úteis. Após esse prazo, entre em contato por meio do formulário disponível na aba “Contato” ou por meio de mensagem para trein@bndes.gov.br.

Recebi uma mensagem informando que minha inscrição não pôde ser realizada. Por quê?

R: É provável que haja inconsistências nos dados cadastrais informados. Será necessário realizar uma nova inscrição. Verifique se o CPF é válido, seu nome completo e a razão social completa da instituição a que está vinculado.

Caso seja profissional autônomo, identifique essa condição no campo “Instituição”. Caso trabalhe em um agente financeiro, selecione sempre, no campo “Perfil do participante”, a opção “Empregado de Agente Financeiro Credenciado”.

Certificado

Como fazer para imprimir o certificado de conclusão?

R: O certificado poderá ser emitido apenas para funcionários de agentes financeiros credenciados pelo BNDES diretamente no portal do Trein@ on-line, durante o prazo concedido para acesso. No ambiente do curso, haverá, no menu, a opção “Certificado”.

É possível resgatar meu certificado após o prazo de acesso?

R: Após esse período, será preciso prorrogar o prazo ou fazer nova inscrição. Ao acessar o ambiente do curso, basta clicar na opção “Certificado”.

Outros

Quando clico sobre o nome do módulo, só aparece uma página com a opção de voltar para a página do curso. O que pode ser?

R: É possível que os bloqueadores de pop-ups estejam impedindo você de acessar o conteúdo do Trein@ BNDES. Desative-os e tente acessar o conteúdo novamente.

Abaixo, estão alguns links de suporte dos principais navegadores, indicando como realizar tal procedimento.

http://support.microsoft.com/kb/909604/pt-br

https://support.google.com/chrome/answer/95472?hl=pt-BR

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/configuracoes-do-bloqueador-de-popups

http://support.apple.com/pt-br/HT2521

Caso não solucione o problema, experimente acessar o curso por meio de outro computador.

Os módulos do treinamento estão aparecendo em cinza (indisponíveis). Como conseguir acesso?

R: É preciso cursar totalmente os módulos Contextualização e Regras Gerais antes de poder acessar os demais. Da mesma forma, os módulos BNDES Finame Avançado e BNDES Automático Avançado só serão liberados após a conclusão dos respectivos módulos básicos.

Não consegui realizar o treinamento no prazo dado. O que devo fazer?

R: Solicite prorrogação de prazo diretamente no portal do Trein@ BNDES on-line, inserindo login e senha.

Ao tentar acessar o curso, aparecerá a opção para pedir prorrogação. Sua solicitação será aceita automaticamente.

Caso o limite de prorrogações tenha acabado, faça nova inscrição, que será liberada em até dois dias úteis. Você poderá optar por recomeçar de onde parou ou reiniciar o módulo.

É possível disponibilizar o conteúdo do curso em um manual no formato .pdf?

R: Não há material impresso disponível para consulta. No entanto, todas as normas operacionais para financiamentos do BNDES estão no portal http://www.bndes.gov.br. Para acessá-las, vá ao menu à esquerda, na parte inferior da tela, e clique em "Normas para operações indiretas".

Durante o curso, a tela costuma travar muito. O que fazer?

R: Pode haver um problema de configuração do computador que está usando ou uma coincidência com a atualização do portal, mas, neste caso, o problema não seria recorrente. Verifique a configuração do seu computador e tente novo acesso.

A configuração mínima necessária para realizar o Trein@ BNDES é:

  • Processador Pentium III – 500 MHz (recomenda-se Pentium 4 – 2 GHz);
  • 256 MB de memória RAM (recomenda-se 1 GB);
  • placa de vídeo configurada para 800 x 600 pixels e 65536 cores/16 bits (recomenda-se 1024 x 768 pixels e 32 bits);
  • placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 98, 2000 (SP4), XP (SP2 ou SP3) ou Windows Vista (SP1);
  • Microsoft Internet Explorer (versão 6.0x ou superior) ou Mozilla Firefox versão 1.0 ou superior;
  • Máquina Virtual Java (Java Runtime Environment) da Sun Microsystems (versão 1.4.2 ou superior);
  • acesso à internet, com velocidade mínima de conexão de 56 kbps;
  • correio eletrônico pessoal (e-mail);
  • processador de texto compatível com formato .doc (recomenda-se Microsoft Word);
  • leitor de arquivos .pdf (recomenda-se Adobe Acrobat Reader versão 5.0 ou superior);
  • Adobe Flash player instalado no navegador versão 7 ou superior;
  • player de vídeos (recomenda-se Windows Media Player 9.0).

Concluí alguns módulos do curso no passado, contudo, ao acessá-los, aparecem como não concluídos. Como devo proceder?

R: Como o curso foi totalmente reformulado, você precisará passar por todas as telas novamente.